Qual e' a diferenca entre o reino dos ceus e o reino de Deus?

A expressão "reino dos céus" é peculiar ao evangelho de Mateus, onde aparece cerca de 30 vezes. Trata-se de um termo dispensacional. Por outro lado, "reino de Deus" é um termo de aplicação moral. O reino dos céus foi pregado como estando "próximo" (Mt 3:2 - Darby, NVI), enquanto o reino de Deus, apesar de também estar "próximo", foi pregado também no sentido de estar no meio deles em poder moral (Lc 17:21). O reino de Deus "é chegado" porque Cristo estava agindo em poder no meio deles (Mt 12:28). O mesmo não podia ser dito do reino dos céus, seja em mistério ou em manifestação, pois para o aspecto oculto ou em mistério desse reino, Cristo precisava antes morrer e assentar-Se à destra de Deus, enquanto que para o aspecto manifesto desse reino será preciso Cristo vir uma segunda vez em glória.


Portanto é dito do reino dos céus como "próximo", e não "chegado" (como algumas traduções erroneamente apresentam - N. do T.). O reino dos céus é algo para ser "observado", enquanto o reino de Deus não virá para ser "observado" (Lc 17:20), isto é, ele traz em si um caráter moral distinto, como mostra Romanos 14:17. Portanto, em todos os casos a expressão mais ampla, ou "reino de Deus", inclui o termo "reino dos céus". Eu não poderia substituir a expressão "reino dos céus" por "reino de Deus", pois esta é às vezes utilizada exclusivamente com um sentido moral. Mas eu poderia, ao menos falando de um modo geral, usar a expressão "reino de Deus" onde ocorre "reino dos céus".

Mateus 3:2 Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo" (NVI)
 Lucas 17:21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
Mateus 12:28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
Lucas 17:20 Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível" (NVI)
Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Postagens mais visitadas