A expressao "os mortos em Cristo" inclui os santos do Antigo Testamento?

Não há necessidade de limitar a expressão àqueles que morreram a partir do dia de Pentecostes. Os santos do Antigo Testamento e outros, como João Batista, que tenham morrido antes da descida do Espírito Santo para formar a Igreja no dia de Pentecostes (Atos 2), serão ressuscitados para compartilhar da glória milenial de Cristo. Entendo que eles sejam os convidados para a ceia das bodas do Cordeiro (Ap 19:9), e também os amigos do Noivo (Jo 3:29). A noiva e os convidados certamente são grupos distintos. Ao comando do Filho, "os que são de Cristo, na sua vinda" serão ressuscitados (1 Co 15:23). Será que alguém se atreveria a dizer que os santos do Antigo Testamento não são de Cristo; que não pertencem a Ele?


A expressão "os que são de Cristo, na sua vinda" é que decide a questão. Portanto todos os santos, que morreram desde Adão até o momento em que o Senhor descer nos ares conforme 1 Tessalonicenses 4:16-17, ressuscitarão como um todo para compartilharem com os vivos (os que então serão transformados) a glória celestial de Cristo.

Atos 2:1-4 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Apocalipse 19:9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
João 3:29 Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
1 Coríntios 15:23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
1 Tessalonicenses 4:16-17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.

Postagens mais visitadas